sábado, 26 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 - Finalmente chegou a fase final!

A Copa do Mundo começou dia 11 de junho, em Joanesburgo, com a partida entre a anfitriã África do Sul e o México. O jogo terminou empatado em 1 a 1. Confesso que havia ficado com uma boa impressão das duas equipes, mas somente os mexicanos viriam a se classificar mais tarde.
Vou passar voando pela primeira fase, pois estou atrasado, já que este post está sendo escrito no sábado (26), e as oitavas de final começam logo mais. Então resumindo, o que mais me chamou atenção:

- O povo sul africano parece extremamente empolgado e simpático. Não vi uma reportagem onde estes dois aspectos não estivessem explícitos.

- Os estádios são magníficos. Destaque para o Soccer City (Joanesburgo), Moses Mabhida (Durban) e o Green Point (Cidade do Cabo).

- A “vuvuzela”, a típica corneta, faz um barulho muito grande. Mas sentirei falta quando a competição acabar.

- Não me lembro de uma bola ser tão comentada e na maior parte das vezes, criticada. A “Jabulani” estará para sempre na lembrança dos apaixonados por futebol, pelo nome curioso e pelas curvas na trajetória das finalizações.

- Os fracassos: No grupo A, a França somou apenas um ponto, e com um técnico perdido, voltou para casa sob fortes críticas. Já no grupo F, a Itália foi eliminada na primeira fase após dois empates e uma derrota.

- Outra marca ruim é que as seleções africanas não tiveram sucesso. Estão mais fortes fisicamente, porém possuem defesas frágeis e maus finalizadores.

- Não me surpreendo com a campanha da Argentina. Caiu em um grupo fácil. Ao contrário, além de Messi, ainda não vi um desempenho acima da média dos outros jogadores. Até penso que eles não possuem defesa. Ou você confia em Demichelis e Samuel? Um time que tem o Heinze na lateral também é complicado. E o técnico Maradona continua fazendo de tudo para chamar a atenção.

- Um meio de campo com Lampard e Gerrard e no ataque, Rooney. A Inglaterra produziu pouco e está devendo.

- Com muitos jovens e oscilações, a Alemanha precisa provar qual é a sua identidade. A da goleada sobre a Austrália (que eu não acredito), da derrota pra Sérvia (também não creio) ou da vitória sobre Gana (podem produzir mais que o apresentado).

-A Holanda chegou com fama e muito bla bla bla, mas ainda não convenceu. Mesmo assim, um time que tem Robben, Van Persie e Sneijder, merece muito respeito. O Japão surpreendeu com organização e velocidade.

- Paraguai, Brasil e Portugal confirmaram o favoritismo em seus grupos. Surpresa é a Eslováquia que garantiu a segunda vaga no lugar da atual campeã Itália.

- A Espanha, minha favorita ao título, chegou com muito salto alto e perdeu logo na estreia para a Suíça. Com Fernando Torres longe de sua melhor forma física e Fábregas no banco, a equipe teve dificuldades, mas passou em primeiro lugar ao bater Honduras e Chile. Aliás, os chilenos fazem um belo mundial, com toque de bola rápido e envolvente. Uma pena a defesa ser fraca.

- O único jogador capaz de resolver, parece ser o argentino Lionel Messi. Na próxima fase os conjuntos mais fortes e sólidos devem seguir na competição. Talentos individuais fazem a diferença, mas no nível de competitividade que está o futebol hoje, acredito mais na força de cada elenco.

- Sobre a seleção brasileira, ganhamos da Coreia do Norte porque era um adversário muito inferior. Mesmo assim, impôs dificuldades e vencemos por 2x1 em nossa estreia. No segundo jogo, boa vitória sobre a Costa do Marfim, com gol irregular e muito nervosismo. Para fechar, encaramos Portugal e não fizemos nada. Sem Robinho e Kaká, este time perde as únicas opções de criatividade que tem.
Já sobre Dunga, seus resultados são incontestáveis. Mas não suporto sua arrogância e prepotência. Ainda que isso já esteja superado, não pode reclamar do time, já que a decisão de deixar armadores de verdade (Alex, Paulo H Ganso, Diego, Ronaldinho Gaúcho...) e levar Julio Baptista, foi apenas dele. Felipe Melo é bizarro e violento. Michel Bastos é outro que não consigo entender. Não acerta vários domínios e sempre procura o chute.

Bom, sem mais prolongamentos, seguem os classificados:
A – Uruguai e México
B – Argentina e Coreia do Sul
C – EUA e Inglaterra
D – Alemanha e Gana
E – Holanda e Japão
F – Paraguai e Eslováquia
G – Brasil e Portugal
H – Espanha e Chile


Oitavas de Final:
26/06 – 10h00 Uruguai x Coreia do Sul
14h30min EUA x Gana

27/06 – 10h00 Alemanha x Inglaterra
14h30min Argentina x México

28/06 – 10h00 Holanda x Eslováquia
14h30min Brasil x Chile

29/06 – 10h00 Paraguai x Japão
14h30min Espanha x Portugal

Palpites: Uruguai, EUA, Inglaterra, Argentina, Holanda, Brasil e Espanha.

5 comentários:

  1. Bizarro é o Dunga como treinador.
    Ele faz tudo contrário, o Daniel Alves que é lateral no Barcelona ele põe no meio...

    uma opção no meio seria o Gilberto, posição que joga do Cruzeiro, mas como ele é maluco só vai colocar se for na lateral

    alguém entende?!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Caio César! E os meus palpites são os mesmos que os seus, só espero que a Inglaterra mostre a que veio agora!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog.. eu tô contigo em relação ao favorito, Espanha, mas gostaria muito que um time que nunca ganhou, ganhasse. Quanto ao Brasil, devo ser um dos poucos torcendo contra, já que essa seleção não representa o melhor que o Brasil tem de jogador, na minha humilde opinião.

    ResponderExcluir
  4. To contigo delson, nao torço contra mas to longe de apoiar esse amontoado de jogadores do dunga...

    http://gabriel-neris.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu só sei que tem que ser Brasil, não importa se é o Doni ou qualquer outro goleiro... Não existe torcer contra...

    Ah concordo que não foi a melhor convocação, mas semr[pe deu resultado, vamos ser campeões de tudooo!!!

    E acredito que só paramos na Argentina, quer dizer, eu penso que temos futebol pr aganhar, mas a unica que tem futebol rpa bater de frente são os hermanitos do técnico mais comédia o Dieguito!!!

    RC

    ResponderExcluir